Vivemos na Era da Informação. Como o próprio nome sugere, a facilidade de se obter informações sobre o que acontece no mundo em nossa volta é muito grande, sempre temos ao nosso alcance acesso à internet seja no smartphone, tablet, computador. Isso sem dúvida traz muitos benefícios, mas, infelizmente, vem acompanhado de malefícios.

Enquanto a maioria dos desenvolvedores de sistemas procuram melhorar a vida das pessoas e das empresas criando programas que facilitarão as tarefas diárias, programadores maliciosos (crackers) se aproveitam de vulnerabilidades nos Sistemas Operacionais ou outros programas de computador para, espionar ou expor a vida pessoal de outros, desestabilizar a economia de empresas. Com o objetivo de proteger os usuários desses ataques, que muitas das vezes são silenciosos, ou seja, a pessoa não percebe que está se tornando vítima, foram criados os Antivírus.

O que é vírus?

Vírus são programas de computador executados independentemente da vontade do usuário e sem seu conhecimento com o objetivo de danificar, corromper, destruir ou roubar informações armazenadas na máquina, e muitas vezes eles travam seu computador ou provocam efeitos indesejáveis.

O que é antivírus?

Os antivírus são programas de computador que detectam e eliminam os vírus nele existentes, eles também impedem a instalação e/ou propagação dos vírus.

System Commerce detectado como aplicativo potencialmente prejudicial.

Por que?

O System Commerce não oferece risco à segurança de seu computador e nem ao funcionamento dele. Porém alguns antivírus o reconhecem como vírus. Isso acontece porque o aplicativo, assim como outros programas de computador inofensivos, segue uma série de diretrizes impostas para seu funcionamento. E caso seja encontrado um documento fora do padrão de segurança, o antivírus automaticamente trata de defender o sistema da suposta ameaça. Mesmo parecendo incomum, esses alertas são frequentes em vários programas de segurança, e os motivos que os causam também são variados. Por exemplo, quando o banco de dados do programa de segurança está desatualizado, muitos arquivos e extensões nao são reconhecidos e, na tentativa de proteger o computador, o antivírus simplesmente o bloqueia.

O que fazer?

Conclua a instalação do System Commerce, antes que seja executado o aplicativo, entre nas configurações do seu programa de segurança, e adicione a pasta de instalação, SCNET60, na lista de exclusão da verificação de segurança. Assim sempre que o antivírus vasculhar os arquivos do seu disco atrás de ameaças, ele não retirará nenhum arquivo importante para a execução do ERP.

Caso o aplicativo tenha parado de funcionar depois de algum tempo de uso, você deve entrar nas configurações do programa de segurança, remover o arquivo da quarentena, em alguns casos é necessário colocar o aplicativo em uma lista de confiança, e depois adicionar a pasta SCNET60 na lista de exclusão da verificação de segurança.

*As páginas e ícones de configuração mudam de formato e de posição de acordo com o fabricante do antivírus, ao fazer alterações, siga as instruções dadas pelos desenvolvedores do programa.